sexta-feira, 26 de março de 2010

Histórias da Gente ( Educação de Jovens e Adulto)



Hoje gostaria de compartilhar com todos vocês um projeto que desenvolvi no ano passado numa escola onde eu lecionava para a EJA. A cidade onde moro, São Bernardo do Campo, é muitíssimo urbanizada e industrializada, porém boa parte dela está próxima a represa Billings. Seu crescimento vem de um histórico de grandes industrializações, além da ocupação de várias áreas irregulares. Como conseqüência disso, ela vive um paradoxo: ao mesmo tempo em que é rica, moderna, urbanizada e industrializada, ela possui regiões, principalmente as próximas da represa, irregulares e que sofrem diversas dificuldades.
No ano passado, ao fazer a minha atribuição de sala, escolhi uma escola que é considerada a mais distante da região e está totalmente numa área rural. Confesso que lá tive uma das experiências mais ricas e desafiadoras que vivi, pois ao lecionar naquela região, percebi que os alunos tinham uma forte rejeição pelo lugar onde moravam.
Diante disso, eu, juntamente com outros professores da escola, desenvolvemos um projeto chamado Histórias da Gente. Nele, nossos alunos passaram a fazer um resgate da história daquela região, registrando suas histórias da vida e da comunidade. Dessa forma, puderam falar da evolução da região e influência da cultura e das tradições nordestinas.
Foi uma experiência bacana que virou até um blog e um vídeo que trabalhou com diversos aspectos desde leitura e escrita até a socialização e valorização da região.
Vale a pena conhecer:
Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário